Páginas

segunda-feira, 3 de maio de 2010

População

· Migrações: Até a década de 70, as migrações ocorriam principalmente para as regiões sul e sudeste, pois elas ofertavam maiores oportunidades de emprego, graças ao desenvolvimento nas décadas anteriores. Porém, após a década de 70, com a lotação do mercado de trabalho da região Sudeste, essas migrações começaram a se diversificar.

A expansão da agricultura e as melhorias na infra-estrutura proporcionaram um maior reconhecimento dessa região e consequentemente à ampliação dos fluxos migratórios para a região Centro-Oeste. Nas últimas décadas, a região sofreu uma série de transformações e mudanças na estrutura produtiva e ocupacional. Os incentivos governamentais na década de 70 para a ocupação do Centro-Oeste refletiram em significativos movimentos migratórios e grandes empreendimentos agropecuários na região.

Outra coisa que intensificou a migração para a região Centro-Oeste foi as obras da construção de Brasília, que também foi uma forma para a ocupação da porção oeste do território brasileiro. O fluxo para o Centro-Oeste começou, evidentemente, com a construção de Brasília, com destaque de grande parte da população de migrantes vinda do Nordeste para trabalhar nas obras. “Entre 1960 e 1970, a população do Distrito Federal quase quadruplicou, recebendo aproximadamente 30 mil pessoas por ano.”

“O Centro-Oeste brasileiro recebe migrantes de todas as partes do Brasil, com destaque para os mineiros, maranhenses, baianos e paulistas no estado de Goiás, nordestinos, mineiros e paulistas no Distrito Federal, sulistas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.”

“Em 1980 residiam no Centro-Oeste aproximadamente 2.359.793 brasileiros naturais de outras regiões (aumento de 288% em relação ao ano de 1960). Os fluxos mais altos procedem do Sudeste e do Nordeste. Atualmente cerca de 30% da população residente no Centro-Oeste é composta por imigrantes.”

· Formação: Essa região e uma de grande mistura étnica lá habitavam apenas os indígenas até que os bandeirantes começaram a adentrar no centro do Brasil a procura de ouro e começaram a criar vilas. Essas vilas se desenvolveram e muitos criadores de bois começaram a se transportar para essa região levando consigo os escravos e futuramente os imigrantes. JK, Juscelino Kubitschek decide construir Brasília e com isso ocorre a migração de milhões e milhões de pessoas, alguns nordestinos para trabalhar na obra da cidade, a elite da sociedade para ficar na capital e atualmente movi muitos políticos continuando a mistura étnica.

0 comentários: